Paleta de Cores para Madrinhas = vestidos iguais? Descubra aqui!

Paleta de Cores para Madrinhas = vestidos iguais? Descubra aqui!

Você já sabe que os noivos te escolheram para ser madrinha pela amizade, afinidade, grau de parentesco e consideração. Pois bem. Mas, por acaso, você sabe por que a noiva escolhe um tom (cor/modelo) de vestido específico para as madrinhas? 🤔

Então, se você é “madrinha de primeira viagem”, chegou a hora de descobrir. Não perca este artigo esclarecedor!

Mesmo vestido para todas: será que funciona?

 

De fato, pode dar certo quando todas as madrinhas possuem o mesmo tipo de corpo, tom de pele, altura, cor de cabelo, etc….

Como é bem difícil realizar essa façanha, demandar vestidos idênticos pode fazer com que alguma madrinha se sinta extremamente mal e desconfortável com o modelito.

Felizmente, por aqui, é mais frequente conceder a liberdade de escolha para as madrinhas se vestirem como consideram mais confortável, e muito mais comum as noivas escolherem uma tonalidade e solicitar trajes na mesma cor.

As lojas especializadas em vestido de formatura e de festa, por sua vez, também apóiam essa tendência oferecendo uma ampla gama de modelos de vestidos da mesma cor em tamanhos variados para cair bem em qualquer madrinha, tanto para aluguel quanto para encomendar a compra na cor pré-definida.

Já o inverso disso seria escolher um modelo único e uma paleta de cores, e fazer com que cada dama de honra use o mesmo vestido em uma cor diferente dentro da paleta.

O exemplo abaixo é monocromático: variações graduais podem ser mais interessantes do que uma única cor.

 

Em seguida, há as noivas que dispensam a correspondência de todos juntos e têm cada dama de honra em um estilo diferente e cor que lhe convier melhor, de acordo com um tema unificador.

 

Os sapatos ajudam a puxar a combinação. Exceto pela última moça, de vestido rosa pálido. (Será o que aconteceu?Rs…)

De fato, atualmente, poucas coisas se tornam obrigatoriedade quando o assunto é casamento. Se nem a cor do vestido da própria noiva é tabu mais (há variações do tradicional branco, como off white, baunilha e pérola; e também aquelas usam vermelho, por exemplo), imagina a cor do vestido das madrinhas?

As mulheres da atualidade se sentem mais à vontade para formular um casamento exatamente ao seu gosto, e não mais, conforme a sociedade exigiu por muitas décadas.

As noivas se casam de vestido curto ou colorido, os noivos de bermuda; não há mais aquela obrigação inflexível de escolher convidados apenas por educação, pelo contrário, os mini-weddings existem para priorizar apenas os mais próximos do casal; a cerimônia não é mais tão formal e existem atitudes e encenações surpreendentes, inclusive na igreja.

Portanto, tudo mudou, e hoje pode tudo!

Como madrinha, o que você precisa entender é que se aceitou o convite, deve se esforçar ao máximo para atender à sugestão/solicitação da noiva, afinal, ela está planejando o seu “grande dia” e espera que tudo dê certo!

Entenda a Tradição Histórica

Apesar de toda essa liberdade decisiva que os casais ganharam, alguns ainda optam pelo vestido branco, anéis de brilhante (bastante na moda), recepções extravagantes (sobretudo as celebridades) e a lista continua.

Enquanto algumas regras são relativamente recentes, criadas e perpetuadas pela indústria do casamento, outras, no entanto, derivam da antiguidade.

O buquê, por exemplo, vem da era Medieval: onde o banho era escasso e elaboravam um grande emaranhado de flores e ervas para amenizar os odores na cerimônia, destacando a ideia de pureza da noiva.

Mas outros comportamentos de casamento aparentemente estranhos, como combinar vestidos de 15 anos de damas de honra, vão muito mais longe.

Hoje, as madrinhas se vestem tão deslumbrantes quanto a noiva, mas não idênticas. Já na Roma Antiga, vários casais (homens e mulheres) se arrumavam EXATAMENTE igual aos noivos.

De acordo com a mentalidade da época, qualquer boa notícia tinha o potencial de atrair espíritos malignos, principalmente um casamento. Para agravar, ainda existiam outros rapazes “invejosos”, pretendentes interessados e recusados pela noiva.

Por isso, a estratégia para se esquivar de tamanha negatividade, demônios e um bando de rapazes rejeitados, era vestir conhecidos/amigos com os mesmos trajes para participar da cerimônia.

Assim, as madrinhas eram apenas “chamarizes” para confundir os espíritos com tantas noivas. Sem saber quem seria a verdadeira, o casal original estaria protegido e feliz até concluir seus votos.

A ameaça de invasores demoníacos de casamento se esgotou na era vitoriana, quando as noivas começaram a se desapegar deste protocolo e a se vestir de maneira mais elaborada. Talvez, para algumas, a tradição de uniforme igual ainda permanece, continue acompanhando.

Conheça Algumas Variações do Vestido de Madrinha

E quem disse que apenas a noiva deve se vestir branco?

Nesta alternativa, a noiva se difere da madrinha pelo comprimento do vestido longo. Os modelos são simples e parecidos, porém, na mesma cor, branco. Será que ela quis manter a tradição romana? Afinal, todas poderiam se passar por noivas, você concorda? 🤔

 

Será que essa também quis confundir os maus espíritos? Ficaram bem parecidas com a noiva.

 

VESTIDO DE MADRINHA: consegue identificar a diferença entre eles?

 

Já neste modelo, apesar da noiva ter escolhido, praticamente, o mesmo vestido, em tecido e cor idênticas, o detalhe da amarração, na parte de cima, é diferente para cada madrinha.

 

 

Vestido de madrinha estampado pode? Claro, veja este exemplo suave e esplêndido!

 

 

Liberdade total: o tom foi mantido, mas o tecido e modelos (inclusive o comprimento) foi deixado à cargo das participantes.

 

A MESBELLE fornece o atendimento personalizado que você, madrinha, merece!

Temos uma iluminação especial para que você consiga visualizar CADA diferencial do vestido de festa, além de lindos modelos, coleções exclusivas e por um preço muito competitivo!

Entre em contato, agende seu horário, e venha conhecer o espaço confortável para experimentar, assentar, e se locomover bastante com seu vestido para madrinha que, certamente, está aqui esperando você!