Saiba Tudo Sobre o Vestido de 15 Anos

Calma: não escolha seu vestido de 15 anos antes de conferir essas dicas!

A palavra “debutante” descreve uma jovem que atingiu a idade em que pode ser apresentada à sociedade como um adulto. O termo é francês e significa “aquela que faz a primeira aparição” – logo você vai entender o papel do vestido de debutante.

Na época em que surgiu, a tradição designava que a garota chegou em uma idade na qual poderia começar a considerar o casamento.

Apesar da parcial liberdade – em ser cortejada e receber propostas – os eventos relacionados à debutante incluem, até hoje, várias formalidades clássicas como a escolha do vestido de quinze anos mais adequado e pomposo, por exemplo.

História da Festa de 15 Anos

Os costumes de debutante podem ser encontrados em várias culturas e em civilizações antigas, datando desde a Tradição Maia em apresentar as meninas de 15 anos de idade até outras comunidades bem diferentes.

Baile de Debutante pelo Mundo

Quando os colonos espanhóis chegaram à América do Norte, por exemplo, no final do século 15 e começaram a interagir com a cultura nativa, trouxeram consigo a tradição católica que provavelmente inspirou o que se tornaria a festa de 15 anos anos à frente.

Já na Grã-Bretanha, a partir do ano 1600, jovens de origem nobre eram formalmente apresentadas ao rei e à rainha na corte.

Conforme os historiadores, esta tradição foi fortalecida no final do século XVIII, com a monarquia de George III e os interesses de caridade de sua rainha, Charlotte.

Os eventos organizados para angariar fundos tornaram-se marcantes neste período, dando às jovens nobres uma oportunidade ainda maior de ganhar visibilidade e reconhecimento como estando prontas para socializar e se casar.

Obviamente, daí vem a ideia de que elas precisavam estar lindas e deslumbrantes em sua primeira aparição.

Os tradicionais vestido de festa de 15 anos com corpetes muito apertados e saias armadas eram confeccionados com os tecidos mais onerosos da época.

Contudo, as debutantes não foram apresentados na corte britânica desde que a Rainha Elizabeth II colocou um fim à prática em 1958, mas o baile anual da rainha Charlotte continua como um evento de caridade de elite para mulheres jovens entre 17 e 20 anos que vêm de famílias ricas.

O evento encerra um ano de aulas de etiqueta e é visto como um impulsionador de carreira e reputação.

Debutantes Modernas

Os bailes de debutante então, surgiram há séculos atrás como uma oportunidade para a adolescente se casar, por isso elas precisavam usar um belo vestido de aniversário de 15 anos. Mas e nos dias atuais?

Em vez de um rito de passagem comum, os bailes de debutantes modernos já foram até substituídos por viagens, inclusive internacionais, intercâmbios culturais e outros tipos de presentes duráveis.

Como você pode ver, muita coisa mudou de lá pra cá. Ainda existem as festas de 15 anos, porém, elas estão muito mais modernas, com dj’s, boates e lembrancinhas tecnológicas.

Contudo, alguns pais não abrem mão de algumas formalidades como vestir um vestido de 15 anos lindo, e dançar a valsa com seu pai e/ou irmão (s).

A Importância do Vestido de 15 Anos

Porém, o que não mudou e provavelmente nunca vai mudar é a importância de um traje adequado para o baile de debutante.

O vestido de 15 anos entra então como uma espécie de “estrela da festa”, quando a menina se sente confortável, majestosa e pronta para arrasar.

Claro que hoje a vestimenta pode ser mais ousada, afinal, existem inúmeros vestidos de 15 anos curtos.

O penteado e maquiagem também são itens muito importantes, mas nada é mais marcante para todos os presentes do que o vestido de debutante que foi escolhido.

Portanto, independentemente do tipo de celebração que você escolheu, não deixe esse período tão bonito da sua vida passar em branco.

Roupas para Festa de 15 anos

Se não quiser comemoração, faça um álbum luxuoso com lindas fotos, que tal? Já pensou em ser modelo por um dia? Separe looks diferentes: casuais e de festa. Prepare a maquiagem e curta bastante a sua sessão de fotos!

Ainda se for participar do baile tradicional, comprar um vestido de 15 anos não é a melhor saída visto que seu corpo ainda está mudando e, provavelmente, não terá ocasiões para usá-lo novamente tão cedo.

Mesmo se tiver, nenhuma adolescente quer aparecer na festa de suas colegas com um vestido repetido, não é mesmo?

É por isso que existem opções de vestidos de 15 anos para alugar que são muito mais baratos e práticos. Isto mesmo!

Alugar Vestido de Debutante em BH e região metropolitana

Tanto para a debutante que prefere algo mais moderno e menos “armado” e quer evitar saias rodadas, quanto para as mães e familiares das adolescentes, a Més Belle dispõe o aluguel de vestidos longos, requintados e exclusivos.

Se você quer ficar na memória de seus convidados sendo associada ao extremo bom gosto, opte por um vestido de 15 anos diferenciado e único, conte com a Més Belle e escolha entre vários modelos de vestidos de 15 anos que agradam a todas as clientes.

Não importa o seu tipo de corpo, tipo de vestido ou tamanho da sua festa, a Més Belle fornece a elegância necessária para que este novo ciclo da sua vida seja inesquecível!

Como diria a Shakira na música “Pies Descalzos, Sueños Blancos”:

“Y en la fiesta de quince

Es mejor no olvidar

Una fina champaña

Y bailar bien el vals

Y bailar bien el vals”…